Cartilha do dia 22/12/2017

Como lidar e responder em relação á dificil questão dos emails


                                                                                                Queridos Amigos Cartilheiros,

Saudações para todos,

A vida de Cartilheiro está cada vez mais dificil, bem sei que não é fácil pensar pela cabeça dos outros, e esperar pelas minha indicações que por vezes chegam atrasadas.

Desculpem o atraso no envio das cartilhas, mas ultimamente não tenho tido mãos a medir....

Vários pontos a levar em conta, em relação a polémica dos emails.

1) Nunca negar a existencia de emails.
 Melhor dizer de uma forma generica que alguns são verdadeiros e outros falsos. Mas claro, nunca especificar aqueles que são verdadeiros ou falsos. Emails verdadeiros são: O email das bolachas da Magda, outros assuntos tipo "dieta do Pedro Berra" ou "as ciganices do André Farturas", e emails de rotina género "tudo bem" e "como vais ".  Tudo os outros emails são falsos.

2) Banalizar.
 Misturar o assunto com outras questões menores. Sigam o exemplo do Pedro à Braz em que no dia que se deu a conhecer que haviam emails com o pin do Fernando Gomes, desviava constantemente o assunto para as bolachas da Madga. Muito boa atuação do Braz.

3) Descredibilizar. Dizer que sao uma criação da máquina de propaganda portista. Uma manobra para desestabilizar o Benfica etc etc.  Juntar a questão do crime informático e violação da privacidade. Aprendam com o João Gobern, que põe aquele ar serio e responsável quando o acusam de ser cartilheiro. Inclusive mostra-se incomodado quando o acusam de ser Cartilheiro. Excelente ator.

4) Mudar o assunto.
Sempre que estejamos em dificuldades e com temas quentes e dificeis do Fifica, é necessário desviar o assunto. Ou falar do adepto que entrou em campo, ou do Filipe que devia ser expulso (como no tempo do Slimani), ou  com o Apito dourado. Por exemplo, O Jaime Atum, nunca deixa os comentadores terminarem um raciocinio longo e coerente. Intervenções rápidas, tipo piadinhas e torradinhas e já está. Nota-se muita experiencia politica.

5) Não utilizar termos e não falar de temas como padres, cartilhas, missas etc etc. O importante é que não ocupemos o tempo a falar destes temas. Aliás, os proprios jornalistas já estão devidamente instruidos e raramente vos colocam questões incómodas. Dizer que somos bons pais de familia, que  queremos discutir futebol e não questões menores que nada tem a haver com o desporto. Notem o nosso defesa direito, o Pedro Berra sempre a falar de valores e de conquistas justas do Benfica.

6) O Fifica é pela paz e amor no futebol. Os árbitros são vitimas da violencia verbal do Bruno de Carvalho. O futebol é paz e amor. O Ministro faz isto na perfeição. Eu não sou mau, mas ninguém é  melhor que o Pedro á Braz para falar como um bom padre, com muita moral, muitas lógias fraternais.... por vezes até eu chego a pensar que ele está a falar verdade.

Por hoje é tudo.
Agora apaguem tudo.
Lembrem-se - As cartilhas são como as claques do Benfica. Não existem.



               Carlos Panela

(Pensador Independente / Guru Cartilheiro)

Comentários